The Darkness lives here.

Tokyo Shinmimibokuro

Origem

A coleção de oito contos populares contemporâneas do fantasmagórico e sobrenatural produzido por sete diretores sobe-e-vem do gênero J-Horror novo. Que vão desde o cômico ao verdadeiramente assustador, esta coleção de entretenimento e diversão curtas-metragens é uma versão contemporânea do Período Edo da “Mimi Bukuro”, uma coleção de dez volumes de contos kaidan.

Introdução

Durante o Período Edo, um samurai de alto escalão chamado Negishi Shizue começou a coletar as histórias de fantasmas local disse entre os prisioneiros sob sua guarda. Cada conto escrito para baixo, ele recolheu as histórias dentro de um saco grande (bukuro), uma coleção composta de, eventualmente, mais de 1000 contos fantasmagóricos. Negishi passou a publicar esta antologia enorme em dez volumes intitulados Mimi Bukuro, que significa “Bolsa de Orelhas”. (“Orelhas” aqui, é claro, implica contos ouvido.) Os contos Mimi Bukuro variou amplamente no gênero a partir do histórico ao puramente sobrenatural.

Em 2003, uma série de TV cada vez mais popular intitulada Kaidan Shin Mimi Bukuro começou a ser exibida no Japão em estações (satélite) BS-i. A série é composta por dramatizada curtas-metragens dirigidos por alguns dos melhores diretores de novo e no horror japonês. Como o original Mimi Bukuro as histórias de fantasmas, agora se aproxima de 100 em número, foram coletados de populares em todo o país por escritores Kihara Hirokatsu e Ichiro Nakayama. Cada conto é atribuída a um diretor criativo sob cuja visão do horror e nuances da história é dada expressão palpável.

Em setembro de 2004 uma versão teatral (também) intitulado Kaidan Shin Mimi Bukuro, que estamos a rever aqui, foi produzido consistindo em “oito dos melhores” curtas-metragens da série. As oito histórias são dirigidos por sete diretores diferentes e constituem um “showcase” de algumas das mais recentes realizações como diretor no gênero horror do Japão em constante evolução. Cada conto difere significativamente dos demais em termos de estilo, abordagem e conteúdo e executa a coleta a gama de comédia para gravemente triste realmente assustador.

NOTA: Neste momento, existem também dois straight-to-DVD coleções disponíveis, intitulado Kaidan Shin Mimi Bukuro: Nights 1 e 2 (que corresponde a “melhor” do primeira e segunda temporadas), cada qual contém 10 curtas-metragens. Ambos os diretores Shimizu Takashi (Juon) e Tsurata Norio (Ringu 0) produziram curtas-metragens para ambas as coleções.